reciclagem


Recicle e Viva

A reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade reaproveitar os detritos sem uso como matéria-prima para a transformação de novos produtos.Este assunto não é difícil de se compreender, porém muitas pessoas ainda não possuem a consciência ideal da sua verdadeira importância na questão ambiental atual e não sabem que reciclar é dar mais vida ao meio ambiente. Escolhemos este tema com a finalidade de somar maiores conhecimentos a respeito do verdadeiro significado do reduzir, reciclar e reaproveitar além de repensar no destino do lixo que é produzido em nossas casas, no colégio e na comunidade.

sábado, 19 de junho de 2010

Principais materiais recicláveis


















ALUMÍNIO


  • As latas de conserva de alimentos são feitas de aço. Para não enferrujar em contato com o ar e estragar os alimentos, o aço nelas utilizado é revestido com uma fina camada de estanho ou cromo.
  • O alumínio é outro metal bastante utilizado para embalagens de alimentos, principalmente latas de bebidas. O alumínio, extraído de um minério chamado bauxita, é leve, resistente e não enferruja em contato com o ar.
  • Quando jogados em aterros sanitários alguns metais se desintegram e voltam a ser minério. O processo demora de dois a quatro anos para o aço, no caso do alumínio o tempo é bem maior, e sua desintegração pode não ser completa. Além disso, as latas enferrujadas podem ferir animais ou pessoas que tenham contato com o lixo.
  • Na Central de Triagem as latas de aço são separadas das latas de alumínio. Após a separação, as latas são amassadas, compactadas em blocos, chamados de sucata, e encaminhadas para a fábrica de reciclagem de aço ou alumínio. A sucata é derretida para a formação de placas de aço ou alumínio que se transformam, novamente, em latas.

  • Pode-se destacar como :
Reciclavel: Lata de aço (lata de óleo, salsicha); lata de alumínio (refrigerantes); outras sucatas de construção civil
Não Reciclável : Clips e grampos, esponjas de aço, canos , pilhas.
Com a reciclagem do aço economizam-se três quartos da energia usada para fabricar o aço a partir do minério de ferro. A reciclagem do alumínio é ainda mais vantajosa, pois gasta-se muita energia para produzir o alumínio a partir da bauxita. Cada tonelada de alumínio reciclado economiza a extração de cinco toneladas de bauxita.

VIDRO

  • O vidro foi descoberto há milhares de anos pelos fenícios, que, juntando areia quente com cinzas, conseguiram obter um material transparente, que hoje chamamos de vidro.
Atualmente, o vidro é fabricado praticamente a partir da mesma matéria-prima, ou seja, areia de onde é retirada a sílica. Adiciona-se também, a barrilha de onde vem o sódio e o cálcario de onde é retirado o cálcio.
  • O vidro quando levado para os aterros sanitários não se decompõe o que diminui a vida útil do aterro. A matéria-prima empregada na fabricação do vidro é barata e fácil de encontrar, mas sua extração causa danos ao meio ambiente. Além disso, gasta-se muita energia para recolher a areia e muito combustível para que ela chegue até as industrias de vidro. Gasta-se, também, energia para aquecer os fornos a altas temperaturas exigidas na produção do vdro.
  • Na Central de Triagem as embalagens de vidro são trituradas e transformadas em pequenos cacos, colocados em tambores para serem enviados `as vidrarias, onde os cacos , que representam de 35 a 50% do total, são lavados e misturados com areia, calcário, sódio e outros minerais, sendo colocados em fornos para serem fundidos a uma temperatura média de 1300 o C.
  • Após a fusão, a massa é despejada nas diversas formas das industrias vidreiras e, por um processo automático, transformada em novas embalagens.

  • Pode-se descatar como :
Reciclável: Recipientes em geral, garrafas de vários tamanhos, copos
Não reciclável: Espelhos, vidros planos, lâmpadas, tubos de TV, cerâmica, porcelana.
A reciclagem permite, também, economizar energia, pois para a fabricação de vidro a partir de cacos é necessário que o forno da vidraria atinja a temperatura média de 1300 oC, enquanto que utilizando-se apenas matérias-primas virgens a temperatura do forno deve chegar a 1500 °C.

PLÁSTICO

  • Os plásticos, em sua maioria, são produzidos a partir do petróleo. Embora o petróleo seja um recurso não-renovável de matéria-prima, apenas 1% do petróleo consumido no Brasil é utilizado para a produção de plásticos.
  • Os produtos extraídos do petróleo para fabricar os materiais plásticos são transformados em resinas plásticas, que podem ter sua composição química modificada e dar origem a diferentes tipos de plásticos. Por isso alguns plásticos são mais transparentes que outros ou derretem mais facilmente.
  • Os materiais plásticos usados para fazer embalagens são chamados de termoplásticos, porque amolecem quando aquecidos, podendo ser transformados em novos produtos.
  • Os restos de plásticos não se decompõe, quando enterrados. Embora hoje já existam os plásticos biodegradáveis, eles são empregados apenas em alguns casos, como materiais cirúrgicos ou na agricultura.
  • Os materiais plásticos coletados pela Coleta Seletiva são levados para a Central de Triagem, onde os diferentes tipos de plásticos são separados e enviados para as fábricas de reciclagem onde são novamente derretidos para a fabricação de novos produtos.

  • Pode-se destacar como :
Reciclável:Embalagens de refrigerantes, margarina e material de limpeza, copinho de café e água, canos e tubos, sacos plásticos em geral
Não reciclável :Cabo de panela, tomadas.
  • As embalagens plásticas podem ser enviadas para a reciclagem térmica, que consiste na incineração do material com recuperação de energia.
  • Em países frios usa-se o calor produzido pelo incinerador para gerar eletricidade ou aquecer as casas. A queima do plástico, quando realizada em incineradores adequados, produz menos fumaça e poluição atmosférica que a queima do carvão e óleo combustível.

PAPEL

  • O papel é feito a partir de fibras de celulose encontradas em madeiras de árvores como o eucalipto e o pinus. Para obtenção da pasta de celulose a madeira é descascada e cortada em pequenos pedaços em um picador. Depois, os pedaços de madeira são misturados com água e soda caústica em grandes tanques e cozidos para a separação da pasta de celulose.
  • O eucalipto tem fibras de celulose mais curtas e por isso fornece um papel de superfície bem lisa usado, principalmente, para escrever e para fotocópias. O pinus possui fibras de celulose mais longas, por isso é usado para fazer papel para caixas e embalagens que precisam maior resistência.
  • As árvores utilizadas para fabricar papel são plantadas pelo homem e, portanto, recurso renovável de matéria-prima. Os diversos tipos de papéis usados, recebem o nome de apares e coletados pela Coleta Seletiva são levados para a Central de Triagem, onde as aparas são separadas dos demais materiais de embalagem e amarradas em fardos. Os fardos são vendidos para as fábricas de reciclagem de papel.
  • Na fábrica de papel reciclado, as aparas são misturadas com água em um multiprocessador (grande liquidificador), onde a massa obtida segue para o setor de limpeza onde são retirados materiais como metais, plásticos e areia. A pasta de celulose resultante vai para a máquina de fazer papel para a retirada da água, prensagem e secagem, formando, finalmente, a folha de papel reciclado.

  • Pode-se destacar como :
Reciclável: Jornais e revistas, folhas de caderno, formulários de computador, papel de fax, envelopes,caixas em geral, aparas de papel, rascunhos, cartazes velhos, provas.
Não reciclável: Papel carbono, etiqueta adesiva, fita crepe, guardanapos, fotografias, tocos de cigarro, papéis sujos, papéis sanitários, papéis metalizados.
  • A reciclagem do papel não exige processos químicos para obtenção da pasta de celulose, diminuindo com isso a poluição do ar e rios, reduz a necessidade do corte de árvores, há uma grande economia de água e gasta-se metade da energia usada para fabricar o papel a partir da madeira.
www2.furg.br/projeto/portaldeembalagens/tres/reciclag.html

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. PRECISAMOS CONTRIBUÍ PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, A PARTIR DE HOJE EM DIANTE VOU FAZER A RECICLAGEM DE PAPEL A MINHA FONTE DE RENDA DEPOIS DE JEOVÁ DEUS O MEU PROVISOR.

    ResponderExcluir