reciclagem


Recicle e Viva

A reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade reaproveitar os detritos sem uso como matéria-prima para a transformação de novos produtos.Este assunto não é difícil de se compreender, porém muitas pessoas ainda não possuem a consciência ideal da sua verdadeira importância na questão ambiental atual e não sabem que reciclar é dar mais vida ao meio ambiente. Escolhemos este tema com a finalidade de somar maiores conhecimentos a respeito do verdadeiro significado do reduzir, reciclar e reaproveitar além de repensar no destino do lixo que é produzido em nossas casas, no colégio e na comunidade.

domingo, 6 de junho de 2010

Reciclagem e Aprendizagem

Uma das propostas deste projeto é aplicar a reciclagem e seu verdadeiro significado em uma abordagem pedagógica simples que engloba conhecimentos básicos multisciplinares nas áreas da biologia, química, geografia e história. A reciclagem de plástico no Brasil gera cerca de 20 mil empregos diretos em 300 indústrias de reciclagem. No Brasil, estima-se que 100 mil pessoas vivam exclusivamente de coletar latas de alumínio para reciclagem, conseguindo um rendimento mensal, cada uma, de três salários mínimos.

Uma novidade para nosso saber é o conhecimento dos grupos de reciclagem locais como o Grupo Pão de Açúcar e que este era pioneiro em ações de sustentabilidade no varejo, o Grupo Pão de Açúcar conta com o maior programa privado de reciclagem do país e na oferta de embalagens alternativas, com sacolas retornáveis, e construiu o primeiro supermercado verde da América Latina, em Indaiatuba.

Os benefícios da reciclagem não são apenas ambientais, mas econômicos, pedagógicos , sociais , etc
.

Buscamos aprender com o tema as diversas formas de reciclagem, quais são os materiais mais recicláveis com grande oferta no meio, os materiais mais procurados com objetivo industrial e os objetos que podem também ser transformados artesanalmente. Aliado a isso teremos uma noção dos benefícios gerados pela coleta seletiva, pelo reduzir e reaproveitar, palavras com significados e contextos diferentes que serão explicados ao longo do trabalho.

A reciclagem contribui para a diminuição do volume de lixo: o Brasil produz atualmente 240 mil toneladas de lixo por dia.Recoloca no ciclo de produção um material que pode contaminar o solo, a água e o ar.Dá a destinação correta ao produto que, caso contrário, é muitas vezes acumulado em infectos lixões.A reciclagem de papel gera milhares de empregos: dos catadores de papel aos empregados em empresas de intermediação e recicladoras.
O Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem) fornece manuais e cartilhas que orientam como montar um programa de coleta seletiva.

As curiosidades sobre resiclagem a partir do tamanho de energia consumida para a fabricação de vários produtos como papel, latinhas de refrigerante, garrafas PET, etc. Já faziámos idéia do bem que esta prática fazia ao meio ambiente mas não conheciamos a fundo seus processos e como eram empregados no artesanato proporcionando emprego a pessoas carentes , empreendedorismo, abordando em universidades (UFPI) e não só em escolas e comunidades locais.

Concluímos que com um pouco de conhecimento a cerca do material e determinação é possível transformar o meio ambiente preservando mais a natureza e gerando vários empregos a pessoas de baixa renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário