reciclagem


Recicle e Viva

A reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade reaproveitar os detritos sem uso como matéria-prima para a transformação de novos produtos.Este assunto não é difícil de se compreender, porém muitas pessoas ainda não possuem a consciência ideal da sua verdadeira importância na questão ambiental atual e não sabem que reciclar é dar mais vida ao meio ambiente. Escolhemos este tema com a finalidade de somar maiores conhecimentos a respeito do verdadeiro significado do reduzir, reciclar e reaproveitar além de repensar no destino do lixo que é produzido em nossas casas, no colégio e na comunidade.

domingo, 13 de junho de 2010

Reaproveitar e a Aprendizagem - UFPI



A reciclagem é uma das melhores formas de reaproveitar o lixo e preservar o meio ambiente. Foi pensando nisso que a Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Piauí, em parceria com a INFRAERO, reuniu a criatividade dos alunos e o valor social que ela pode proporcionar, através do Concurso de Design de Peça Utilitária em Material Reciclado. A atividade marcou o final do curso de Design de Interiores promovido pela Coordenação com a participação do Centro de Tecnologia na Semana do Meio Ambiente.

Unindo as técnicas de manuseio dos artesãos da Cooperativa de Trabalhadores na Coleta de Materiais Recicláveis de Teresina (COOCMAR) e a criatividade dos alunos, o concurso teve como objetivo principal a inclusão social, ajudando uma comunidade de baixa renda a melhorar seu trabalho e, conseqüentemente, melhorar sua renda, sensibilizando os alunos a agregar valores às comunidades periféricas de Teresina. A cooperativa fica localizada na Vila São Francisco, zona norte de Teresina.

O projeto serviu como protótipo para avaliar a aceitação dos alunos e da comunidade, e pode ser estendido a outras comunidades, estimulando o empreendedorismo. A idéia era fazer com que os alunos compreendessem que ser arquiteto é assumir o papel de agente de transformação social e que uma simples ação como a doação de lixo coletado seletivamente poderá significar qualidade de vida para muitas pessoas.



http://www.ufpi.br/ufpi2008/noticia_jornal.php?id=22





Nenhum comentário:

Postar um comentário