reciclagem


Recicle e Viva

A reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade reaproveitar os detritos sem uso como matéria-prima para a transformação de novos produtos.Este assunto não é difícil de se compreender, porém muitas pessoas ainda não possuem a consciência ideal da sua verdadeira importância na questão ambiental atual e não sabem que reciclar é dar mais vida ao meio ambiente. Escolhemos este tema com a finalidade de somar maiores conhecimentos a respeito do verdadeiro significado do reduzir, reciclar e reaproveitar além de repensar no destino do lixo que é produzido em nossas casas, no colégio e na comunidade.

sábado, 5 de junho de 2010

Reciclagem no Brasil


O Brasil, mesmo quando comparado a alguns países desenvolvidos, apresenta elevados índices de reciclagem. O país desenvolveu métodos próprios para incrementar essa atividade e o maior engajamento da população pode contribuir ainda mais, para o aumento do índice de embalagens reaproveitadas.Não são só embalagens, muitos materiais são passíveis de reaproveitamento tais como papel, alumínio,plástico pilhas e materiais orgânicos como o óleo de cozinha, etc.
Os programas criados pelo poder púbico, muitas vezes em parecia com os catadores, também têm se difundido. Entre os principais méritos da reciclagem estão o de reduzir o volume de lixo de difícil degradação, o de contribuir para a economia de recursos naturais, ode prolongar a vida útil dos aterros sanitários, o de diminuir a poluição do solo, da água e do ar e o de evitar o desperdício, contribuindo para a preservação do meio ambiente. A reciclagem no Brasil é fortemente sustentada pelos garimpeiros do lixo (catação informal). Os programas criados pelo poder púbico, muitas vezes em parecia com os catadores, também têm se difundido.

Entre os principais méritos da reciclagem estão o de reduzir o volume de lixo de difícil degradação, o de contribuir para a economia de recursos naturais, ode prolongar a vida útil dos aterros sanitários, o de diminuir a poluição do solo, da água e do ar e o de evitar o desperdício, contribuindo para a preservação do meio ambiente.O lixo brasileiro é considerado um dos mais ricos do mundo e sua reciclagem é fortemente sustentada pela catação informal.Além da melhor qualidade de vida a reciclagem no Brasil gera muitos postos de trabalho e rendimento para as pessoas das camadas mais pobres.No Brasil a cidade que mais recicla resíduos é Itabira em Minas Gerais.

www.abre.org.br/meio_reci_brasil.php

Um comentário:

  1. Discordo plenamente, no que está mencionado no primeiro parágrafo desta publicação, pois o Brasil não apresenta altos índices de reciclagem. Não estou fazendo crítica, o índice de reciclagem no Brasil é baixíssimo. Uma vergonha.

    ResponderExcluir