reciclagem


Recicle e Viva

A reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade reaproveitar os detritos sem uso como matéria-prima para a transformação de novos produtos.Este assunto não é difícil de se compreender, porém muitas pessoas ainda não possuem a consciência ideal da sua verdadeira importância na questão ambiental atual e não sabem que reciclar é dar mais vida ao meio ambiente. Escolhemos este tema com a finalidade de somar maiores conhecimentos a respeito do verdadeiro significado do reduzir, reciclar e reaproveitar além de repensar no destino do lixo que é produzido em nossas casas, no colégio e na comunidade.

sábado, 5 de junho de 2010

Reciclagem no Mundo

A cada pesquisa realizada, constata-se que cresce a cada ano o consumo no planeta, tornando inevitável o uso de produtos descartáveis, aumentando, assim, a utilização de recursos naturais. E então, o que fazer com o lixo que aumenta e acumula a cada dia? Já que, não há mais lugares onde possam ser depositados tantos lixos. Por isso, é hora de se conscientizar e exercer seu dever de cidadão.

Enquanto os Estados Unidos reciclam mais de 30% de seu lixo sólido, alguns países da Europa têm uma taxa muito mais alta. Alemanha, Suécia, Áustria e Holanda desfrutam de taxas de reciclagem de 40 a 60%. A Grécia, Irlanda e Grã-Bretanha, porém, são famosas por suas baixas taxas de reciclagem.

No mundo em desenvolvimento, as taxas são ainda piores, e a reciclagem é quase inexistente em muitas nações, o Brasil, mesmo quando comparado a alguns países desenvolvidos, apresenta elevados índices de reciclagem.

O país desenvolveu métodos próprios para incrementar essa atividade e o engajamento da população contribui ainda mais para o aumento do índice de embalagens reaproveitadas.O Brasil é considerado referência para o mundo por meio de seu modelo de reaproveitamento de materiais que nasceu naturalmente do valor econômico destes, gerando simultaneamente ganhos sociais e ambientais, atendendo assim ao estudo internacional compilado no Relatório Nosso Futuro Comum (Eco 92), que evidencia os fatores econômicos, sociais e ambientais como indissoluvelmente ligados.

ambiente.hsw.uol.com.br/reciclagem5.htm

3 comentários: