reciclagem


Recicle e Viva

A reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade reaproveitar os detritos sem uso como matéria-prima para a transformação de novos produtos.Este assunto não é difícil de se compreender, porém muitas pessoas ainda não possuem a consciência ideal da sua verdadeira importância na questão ambiental atual e não sabem que reciclar é dar mais vida ao meio ambiente. Escolhemos este tema com a finalidade de somar maiores conhecimentos a respeito do verdadeiro significado do reduzir, reciclar e reaproveitar além de repensar no destino do lixo que é produzido em nossas casas, no colégio e na comunidade.

sábado, 5 de junho de 2010

Reciclagem no Piauí















No Piauí, apesar de ainda não existir um sistema efetivo para que seja feita uma separação dos tipos de materiais recicláveis, as ações individuais de cidadãos conscientes da importância desta atividade têm feito a diferença, ajudando no trabalho de organizações como a Ascamares (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis e Resíduos Sólidos do Piauí), que, além de aconselharem os catadores sobre os tipos de materiais que podem ser reciclados, organizam suas atividades no sentido de conscientizar também a população sobre a importância deste trabalho. A Ascamares fica no Bairro São Pedro, rua Henrique Dias, Zona Sul de Teresina.De acordo com o presidente da Ascamares, José Batista de Sousa, são recicláveis materiais como ferro, latas de alumínio, plásticos e papéis, contribuindo para o desenvolvimento sustentável através da transformação do lixo em matéria-prima para a fabricação de novos produtos.

"
O que a gente acha mais difícil é não termos incentivos para fazer este trabalho com qualidade e visibilidade para que a população possa participar de forma mais ativa, doando aquele material reciclável que tem em casa e que antes era misturado ao lixo comum" , comenta José Batista. Na Ascamares os catadores também têm aprendido atividades de artesanato, o que tem complementado sua renda. Dona Rosa de Lima aprendeu a fazer sabão em barra, reutilizando o óleo de cozinha e também faz bolsas com retalhos de malha. Os catadores foram os responsáveis pela confecção do enfeite natalino do ano passado feito com o reaproveitamento de garrafas pet. Os catadores artesãos também trabalham com jornal, fazendo vasos de enfeites para a casa.


www.portalopa.com/noticia.php?noticia=842

Nenhum comentário:

Postar um comentário