reciclagem


Recicle e Viva

A reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade reaproveitar os detritos sem uso como matéria-prima para a transformação de novos produtos.Este assunto não é difícil de se compreender, porém muitas pessoas ainda não possuem a consciência ideal da sua verdadeira importância na questão ambiental atual e não sabem que reciclar é dar mais vida ao meio ambiente. Escolhemos este tema com a finalidade de somar maiores conhecimentos a respeito do verdadeiro significado do reduzir, reciclar e reaproveitar além de repensar no destino do lixo que é produzido em nossas casas, no colégio e na comunidade.

domingo, 13 de junho de 2010

Teresina ganha Estação de Reciclagem na avenida Frei Serafim



Com o objetivo de incentivar o consumo consciente, o Grupo Pão de Açúcar e a Unilever fizeram a expansão do seu programa de reciclagem no Piauí com a instalação de uma nova Estação de Reciclagem na loja da Avenida Frei Serafim.

Para implantação do projeto em Teresina, a empresa elaborou um estudo de viabilidade levando em consideração a estrutura de cada loja e o perfil dos consumidores o que resultou em uma nova Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever. Com esse lançamento, os consumidores de Teresina contam agora com três Estações de Reciclagem, instaladas nas lojas da Av. Dom Severino, Av. João XXIII e Av. Frei Serafim, que oferecem soluções simples para descarte das embalagens.

As Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever são confeccionadas em material reciclado e reciclável e funcionam como Postos de Entrega Voluntária (PEVs). Localizadas nos estacionamentos das lojas, as Estações recebem papel, vidro, plástico, metal e óleo de cozinha armazenado em garrafas pet. Os materiais recicláveis são destinados a Cooperativas de Reciclagem, e o óleo de cozinha usado é transformado em biocombustível.

Em todos os PEVs, os clientes contam com a ajuda dos “fiscais da natureza” - atendentes responsáveis pela organização, limpeza e orientação sobre o programa – que ajudam na entrega e na triagem do material, fazendo com que cheguem ao seu destino correto, as Centrais de Reciclagem. A nova Estação de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever vai somar com as 2 PEVs já existentes na capital do estado.

Todo material arrecadado nas Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever é doado a cooperativas de catadores e a renda revertida para seus cooperados. Além do caráter social da ação, com a geração de emprego e renda, as estações de reciclagem contribuem também com a conscientização para o consumo consciente e a preservação do meio ambiente.

Só o Brasil produz cerca de 140 mil toneladas de lixo por dia (IBGE,2008) e apenas 12% são reciclados (Cempre). O restante vai para aterros sanitários.

Pioneiro em ações de sustentabilidade no varejo, o Grupo Pão de Açúcar conta com o maior programa privado de reciclagem do país. Iniciado na rede Pão de Açúcar em 2001, mensalmente, são arrecadadas mais de 500 toneladas de resíduos entregues a 32 cooperativas, localizadas em 30 municípios de 8 estados e no Distrito Federal. A ação já arrecadou mais de 30 mil toneladas de resíduos, 50% desse total em papel, 22% em plástico, 22% em vidro, e o restante dividido em metal, alumínio e óleo. Como exemplo da importância dessa ação, a reciclagem de uma tonelada de plástico economiza 130 quilos de petróleo (*números para referência). A rede também foi pioneira na oferta de embalagens alternativas, com sacolas retornáveis, e construiu o primeiro supermercado verde da América Latina, em Indaiatuba.

http://www.cabecadecuia.com/noticias/56085/teresina-ganha-estacao-de-reciclagem-na-avenida-frei-serafim-.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário